Qual a relação entre jejum e longevidade?
Pelo Dr. André Rizzuti
Olá futuros centenários! 💙
Esse é um post que fizemos no grupo do WhatsApp da comunidade The 100 YEARS Club.
Ainda não se inscreveu para participar da comunidade?
Não perde tempo e clica aqui!
Vamos lá?
Tempo de leitura: ~ 2 minutos e 10 segundos
Qual a relação entre jejum e longevidade?
E aí, futuros centenários!
Aqui é o Dr. André Rizzuti, e hoje vou responder uma pergunta sobre jejum: “Qual a relação entre jejum e longevidade?”. Além disso, vou falar sobre duas diferenças importantes, tanto conceituais quanto práticas, quando o assunto é jejum.
Existem estratégias clássicas, como o jejum intermitente (JI), com uma janela alimentar de 8 horas e um jejum de 16 horas. Essa é uma das várias abordagens dietéticas válidas, que devem ser cuidadosamente avaliadas e adaptadas ao contexto de cada pessoa, considerando suas vantagens e desvantagens.
Impacto
Muitas pessoas acreditam que apenas reduzir a janela de alimentação já traz benefícios metabólicos adicionais. Porém, quando o total de calorias consumidas é o mesmo, o principal efeito vem da restrição calórica (RC) em si e os melhores estudos disponíveis não mostram superioridade do JI em relação a RC.
👉 Já a mudança dos hábitos e predominância de nutrientes pode influenciar positivamente quando bem escolhida.
Trabalhos mais atuais mostram que a redução da quantidade de carboidratos nas últimas refeições do dia e a concentração em refeições mais cedo, podem trazer melhor controle glicêmico (de forma discreta).
Além disso, temos o jejum prolongado, com períodos de restrição mais longos, diferente do (JI). Esse tipo de jejum tem sido amplamente estudado em relação à longevidade e à expectativa de vida, devido às mudanças que ocorrem durante restrições alimentares prolongadas, que variam de 1 a 3 dias (24 a 72 horas) nos estudos.
Essas mudanças vão além do metabolismo de glicose e gordura, promovendo a renovação e a melhoria da capacidade de reparação celular. São estudos de difícil metodologia, mas apontam para efeitos positivos.
O que fazer
Utilize a janela alimentar como uma ferramenta se ela ajudar a reduzir o consumo calórico sem causar desconforto, mas sim onerando praticidade.
Se optar por jejuns prolongados, faça com cautela e, de preferência, com acompanhamento médico. O segredo está na consistência, não em fórmulas mágicas.
Quer participar da comunidade?
Passo 1: Se inscreve aqui
Passo 2: Encontre alguém que já faz parte da comunidade
(PS: O melhor jeito de entrar é conseguir um convite de alguém que já está dentro)
Passo 3: Fica de olho aqui, sempre vou mandar novidades! 👀
Vida longa! 💯
Sofia
Em busca de futuros centenários
Tenho certeza que assim como você, outras pessoas também vão adorar descobrir como viver até os 100 anos! 💙
Manda essa news para elas :)



